segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PandaBoard - kit de desenvolvimento ARM



Hoje vou falar um pouco de um kit que pretendo adquirir mês que vem e porque eu escolhi este.
O kit PandaBoard é projetado para ser uma atualização (sucessor) da plataforma BeagleBoard.

Caracteristicas:
BeagleBoard são baseados em ARM Cortex-A8 SoCs e orientadas para o mercado de dispositivos gerais incorporado, o 4,0 x 4,5 polegadas. Já a PandaBoard sobe para o Cortex-A9-base de 1 GHz OMAP4430 SoC e é mais utilizada para desenvolvimento de smartphones e outros dispositivos móveis . A placa pode gravar e reproduzir vídeo com qualidade de 1080p a 30 frames por segundo, diz PandaBoard.org.


A idéia é que o uso desta plataforma acelera o desenvolvimento Linux  embarcado e se você sempre quiser entrar nessa de sistemas embarcados, os kits BeagleBoard e PandaBoard são altamente recomendados, lembrando que meu projeto eu fiz no kit ARM Mini 2440 ( e realmente é um kit muito didatico com muitos modulos prontos e faceis de entender) . Porém este kit pandaboard não perde nada em termos de suporte, existem muitas comunidades e muitos projetos open source no qual podemos utilizar para o aprendizado.



 
Como observado na foto ao lado e detalhadamente o diagrama de blocos abaixo, o PandaBoard está equipada com 1GB de DRAM LPDDR2 e um cartão SD / MMC slot para cartão de memória. Um slot de expansão LCD é fornecido, bem como HDMI 1.3 e portas DVI, com suporte simultâneo a dual displays.


O PandaBoard é equipado com chip de múltiplos propósitos da TI sem fio, a 7,0 WILINK . O WILINK fornece a placa com 802.11b/g/n Wi-Fi, bem como Bluetooth 2.1 + EDR, rádio FM, e um receptor GPS.
Também possui uma porta Ethernet 10/100, duas portas USB 2.0 Host, e uma porta USB 2.0 OTG. Uma porta RS-232, câmera de conector, porta JTAG, e áudio estéreo E / S estão disponíveis, junto com um "conector de expansão genérica" ​​que suporta interfaces como SD / MMC, USB, GPMC, DSS, ETM, McSPI , I2C, e UARTs.
O PandaBoard  possui medidas de 4,5 x 4,0 polegadas (114,3 x 101,6 milímetros), acima dos 3,25 × 3,25 centímetros para o BeagleBoard-XM. Equipado com uma fonte de alimentação cinco Volt.





Software
O PandaBoard está otimizado para rodar vários sistemas operacionais de código aberto . Estes incluem Ubuntu 10.10 e também Angstrom :distribuição Linux. Há também um port de Android chamado Android Pandroid.
Além disso, a plataforma está a ser dito, geralmente, compatíveis com as distribuições Linux, como MeeGo e Chrome.
Projetos listados no site da comunidade PandaBoard.org incluem RISC OS na OMAP4, XBMC, Wireless sniffer, Gentoo Linux, MeeGo, GeeXboX, OpenBricks, Pandroid e Ubuntu em PandaBoard.

 Disponibilidade
A PandaBoard esta disponivel por $174 pela Digi-Key, aqui.  Mais informações sobre a pandaboard pode ser encontrada  aqui, e mais sobre a comunidade de software (projetos) pode ser encontrado aqui

0 comentários:

Postar um comentário